Sobre Mogi Guaçu

Cidade de Mogi Guaçu

Mogi Guaçu é um município brasileiro do estado de São Paulo. Sua população é de 137.286 habitantes e possui uma área de 885,00 km². É conhecido pelo singelo nome de MELHOR cidade do interior paulista e possui os melhores fãs de Tokio Hotel do Brasil.

Etimologia

Nos termos da nova Reforma Ortográfica, a grafia correta é Mojiguaçu pois prescreve-se o uso da letra J para palavras de origem tupi-guarani. O nome vem do tupi M'Boiji-Guaçu (ou M'Boîj), grande rio que serpenteia (referindo-se ao Rio Mojiguaçu). Ao longo dos anos, a grafia M'Boijy foi alterada para Boigy, depois para Mogy, Mogi e finalmente para Moji. Ademais, deve-se escrever junto porque, embora a sílaba "ji" seja tônica, não é acentuada graficamente.

Contudo, mesmo que em desacordo com as normas ortográficas vigentes no pais desde 1943 e do Acordo Ortográfico de 1990, foi criada uma lei municipal que oficializa a grafia da cidade com a letra G.

História

Cortada pelo rio que originou seu nome, cujo significado na língua dos primeiros habitantes é "Rio Grande das Cobras" (cuja polêmica abre possibilidade de serem da tribo tupi-guarani ou caiapós). Com a chegada dos bandeirantes, que viajavam rumo ao oeste mineiro e a Goiás, em busca do ouro, a população indígena foi diminuindo e, às margens do rio Mojiguaçu, foi formado um vilarejo para dar pouso aos desbravadores.

O desenvolvimento econômico começou com a produção de café e a instalação do ramal ferroviário da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (1875). Em 9 de abril de 1877 a Freguesia de Conceição do Campo tornou-se Mogi Guaçu. Passou a ser comarca somente em 30 de dezembro de 1966.

Com a abolição da escravatura, deu-se início à fase industrial através de imigrantes italianos que instalaram as primeiras cerâmicas - o pioneiro foi o Padre José Armani com sua fábrica de telhas. Isso se deve à grande quantidade de um tipo de argila encontrado no município, chamado taguá.

Hoje, Mogi Guaçu tem um perfil diversificado, abrigando empresas do ramo de papel e celulose, de alimentação, de metalurgia e de cosméticos, entre outras espalhadas nos cinco distritos industriais. Além da diversificação industrial, uma características de poucos municípios, Mogi Guaçu também se destaca pela sua produção agrícola da laranja (que ocupa o terceiro lugar na produção estadual) e do tomate (terceiro lugar na produção do estado). O comércio também alcançou uma independência, atraindo consumidores de cidades vizinhas. O comércio cresceu em torno da igreja matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que se tornou a padroeira do município, localizada na praça Rui Barbosa, conhecida como Recanto.

Os movimentos culturais também formam a história do município. Há 22 anos é realizado o Feteg (Festival de Teatro do Estudante Guaçuano), há 21 o Encontro de Coros. O Centro Cultural abriga a Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) e o Teatro Municipal Tupec com capacidade para 450 lugares. No esporte, um dos eventos mais tradicionais é a Maratona Esportiva Guaçuana, que é realizada há 32 anos.

Economia

A Cidade de Mogi Guaçu foi considerado, por mais um ano, um dos "300 Municípios mais Dinâmicos do Brasil" segundo a revista Atlas do Mercado Brasileiro, da Gazeta Mercantil (edição de maio de 2007). Mogi Guaçu ocupa o 65º lugar entre os municípios que obtiveram resultado acima da média nacional (120% em relação a média). Na classificação pela Divisão dos Mercados de Consumo, o município tem um Índice de Potencial de Consumo de 0,109%, comparando com a população de 141.559.

No dia 17 e 18 de Dezembro foi publicada a materia sobre a venda do imóvel onde esta instalada a antiga Unidade I da cerâmica Chiarelli, para a Tradeinvest Investimentos, Planejamento e Participações Ltda que ali pretende implantar um empreendimento multifuncional, compreendendo: shopping center, plaza gourmet, plaza show, Plaza Office e Plaza Medical Center, com a denominação Figueira Plaza Shopping. O empreendimento terá 344 lojas no total além de contar ainda com um espaço para uma casa de shows, duas torres de hotéis e um medical center.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Mogi Guaçu.

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade Mogi Guaçu

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Mogi Guaçu por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Aguaí, Mogi Mirim, Itapira, Conchal, Estiva Gerbi, Espírito Santo do Pinhal, Araras, Pirassununga e Leme.

Dados Principais sobre Mogi Guaçu

Aniversário: 9 de abril
Fundação : 1877
Gentílico: guaçuano
Área: 813.138 Km²
População: 146.114 hab. (2014)
IDH 0,813 - elevado
Prefeitura Mogi Guaçu


Brasão de Bandeira de Mogi Guaçu
Brasão de Mogi Guaçu

Bandeira de Mogi Guaçu
Bandeira de Mogi Guaçu

Vídeo sobre a cidade de Mogi Guaçu
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Mogi Guaçu

Mapa Mogi Guaçu

 

Moradores ilustres de Mogi Guaçu

 

   

  Sobre o EncontraMogiGuaçu
Fale com EncontraMogiGuaçu
Anuncie no EncontraMogiGuaçu
Cadastre sua Empresa no EncontraMogiGuaçu (grátis)



Termos EncontraMogiGuaçu | Privacidade EncontraMogiGuaçu


Bandeira de Mogi Guaçu